Os Nossos Contos de Natal - 2021 | Desafio Anual da Isabel Silva
ILUSTRAÇÃO: OLGA CARDOSO PINTO
era uma vez uma menina triste. na aldeia em que ela vivia não havia natal. ninguém decorava nada para coisa nenhuma. mas ela insistia em cozer biscoitos para oferecer aos vizinhos e aos poucos estes começaram a fazer bolos para oferecer uns aos outros. e a menina começou a ser feliz. e criaram a tradição de oferecer uma prenda a cada um. manufacturada pelos próprios. houve um ano em que um grupo de homens, que tinham ido buscar lenha à floresta, se perdeu ao anoitecer. então a menina acendeu uma vela para os ajudar a encontrar a casa. toda a aldeia fez o mesmo e eles regressaram sãos e salvos. graças à luz que todas as janelas com uma simples vela tinham criado. a menina cresceu e sofria de amores pelo seu amigo Nicolau, sem saber que era recíproco. desde crianças que eram amigos inseparáveis e era ele quem a ajudava a distribuir os biscoitos quando era só ela a ofertar na aldeia. Nicolau e Natividade continuaram sobretudo amigos, mesmo quando este a pediu em namoro. eram inseparáveis. todos na aldeia queriam oferecer-lhes uma festa de casamento, mas eles optaram por namorar para sempre e disseram que ficariam gratos se os ajudassem a construir uma casa para os dois, com uma oficina grande onde todos pudessem trabalhar. assim aconteceu haver Mãe e Pai Natal no mundo.
DESAFIO ANUAL DA ISABEL aka IMSILVA
Calendário Literário do Advento de 2021
os contos de Natal que a Isabel Silva teve a iniciativa de nos desafiar a escrever em 2019 e 2020 estão agora compilados num livro com 220 páginas, graças ao apoio incansável do José da Xã, à generosidade da ilustradora Olga Cardoso Pinto e à simpatia do Pedro Neves da SAPO Blogs que escreveu o prefácio. quem não tem nenhum conto editado neste livro e queira comprar um exemplar, é só dizê-lo para o email: contosdenatal@sapo.pt
(...) estes autores lançaram um texto ao éter - e receberam um livro de volta. Ainda há vida, e espírito natalício, na blogosfera.
excerto do prefácio
participantes: 4Reizinhos, A Caracol, Alice Alfazema, Aqui Há Coração, busy as a bee on a rainy day, Cantinho da Casa, Cheia, Cidade dos Leões, Classe à Parte, Contos por Contar, Crónicas Sílabas à Solta, Desabafamento, Diário de Fuga, Dona Redonda, Educar(Com)Vida, Folhas de Luar, Fugas do Meu tinteiro, Lados AB, Linhas Mestras, Livrologia, Livros de Cabeceira e Outras Histórias, Malik, Mar Azul, Notas à Margem, O Sítio do Corvo, O Último Fecha a Porta, Ó Da Guarda Peixe Frito, Para Sempre Totó, pessoas e coisas da vida, Por Detrás das Palavras, Sabores da Minha Cozinha, Sarín, Uma Pepita de Sucesso.