Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

© busy as a bee on a rainy day

e se, de repente, o respondemos a um how are you e só nós pescámos a piada (as abelhas não voam quando chove) e vêmos que é um título fantástico para um blogue! pois.. cá estou então!

© busy as a bee on a rainy day

31
Jul22

captain's log: histórias da vida real | Julho 2022 ❤

Ana de Deus

captain's log: histórias da vida real

@evapils

dia 1. na TSF há uma rúbrica com um representante dos muçulmanos, dos judeus e dos católicos. chama-se: Que

Mundo Meu Deus. a pergunta de hoje foi: qual o dia sagrado? para os muçulmanos é a 6ªfeira (dia em que Deus colocou o homem no paraíso), para os judeus é o sábado (dia em que Deus descansou) e para os católicos é o domingo (porque todos os dias são domingo - foi o que ouvi).

começou o Festival de Águeda com dez ruas cobertas por chapéus de chuva coloridos a servir de tecto e de sombra. só conheço as fotos que se têm espalhado pelo mundo. mas faz bem sonhar. são 23 dias de festival com entrada livre. em Matosinhos começa um mês de Jazz também com entrada livre.

a Thatcher tinha a teoria de que a oposição não ganhava as eleições. o governo é que as perdia. excelente!

dia 2. hoje peso 119,3kg

Portugal é o 2º país mais seguro na Europa e o 4º em todo o mundo! é bom saber.
uma criança até aos quatro anos ri entre duzentas e trezentas vezes por dia. um adulto ri entre quatro e vinte vezes.
(Fonte: TSF e Comercial)

dia 3. hoje discute-se no Olimpo. ouvem-se os trovões e os relâmpagos são de nuvem para nuvem. parece que os deuses também têm conta no Instagram! com tantos flashes! e quando chove.. CHOVE! torrencial. brutal!

tenho dúvidas existenciais e estou triste. a Inteligência Artificial no meu computador apaga os documentos que eu não uso frequentemente. tinha imensas fotografias guardadas e está a desaparecer tudo! e deixa-me com a dúvida se o divino serão máquinas que gerem a nossa vida. o Matrix. quero acreditar que é a doença a falar, mas fui eu que criei a dúvida. faz-me questionar as convicções de uma vida! ao longo dos dias digo muitas vezes: obrigada pela Graça Divina. e há momentos em que duvido e fico triste

a minha mãe está com cólicas renais. nunca a tinha ouvido gritar por causa de dores. teimosa, não vai às Urgências porque, diz ela, são pelo menos duzentos euros. e acrescentou, já tive cólicas renais muitas vezes. e pronto! eu tenho três euros no Banco, não tenho como oferecer-lhe o tratamento que ela merece. os Potes de Mel neste momento não são de todo suficientes. a sério que 5€ por mês faz toda a diferença.

dia 4. hoje peso 118,8kg 

dia 6. hoje peso 118,8kg   não estou a brincar, é a sério! e nem foi isso o que me trouxe aqui! a minha mãe é cobaia num estudo em que alguns dias por semana se reúnem para exercícios de memória ou ginástica ou culinária. ela vai com um casal amigo que lhe dá boleia. hoje é um desses dias. o meu quarto parece uma sauna e ainda não chegámos aos 30ºC.

Vão ressuscitar um mamute!! cheguei ao quarto e foi o que ouvi no Mundo Digital da TSF em directo da GLEX 2022. não me agrada nada. vão fazê-lo em laboratório, pelo ADN

ontem não dormi e era dia da injecção pelo que a minha enfermeira - que é uma querida - veio cá a casa. contei-lhe as minhas dúvidas existenciais e ela ficou deveras preocupada. disse-me: se ocorrer novamente diga-me logo que eu ligo à Dra R. (que está de férias) para um ajuste de medicação. hoje dormi doze horas. quero ir ao Centro de Saúde levantar o resultado das minhas análises, para a colonoscopia, mas tem de ser entre as 8 e as 11 da manhã. a funcionária é intransigível, nem vale a pena o esforço de lá ir noutro horário. acordei às sete para a medicação e voltei para a cama. adormeci logo e acordei com o alarme das dez da manhã, eram 10h47! nem sei quanto tempo esteve a tocar!! mas é mais um dia em que não vou ao Centro de Saúde. (suspiro) o meu gato entocou num cantinho aos meus pés, enquanto dormi esta manhã. mega fofo

dia 7. para registo futuro: são 7h30 da manhã e já estão 24ºC nos meus arredores. passei a noite em claro e as temperaturas estiveram sempre acima dos vinte graus.

a morte da minha gata no dia 1 de Abril do ano passado esteve toda errada. eu não lhe expliquei o que ia acontecer. não tirei a máscara para ela me ver. não me preparei. a eutanásia deve ser sempre tratada como algo sagrado. é uma vida que muda de forma.é um milagre que nos transcende e deve ser tratado como tal. tenho tantas saudades.

dia 8. nos meus arredores chegámos aos 32ºC. Lisboa ultrapassou os 40ºC. prevêm que segunda-feira estará mais "fresco". espero que sim! quero ir ao Centro de Saúde e à Junta de Freguesia para levantar o atestado de residência que solicitei.

estou a escutar a TSF e começou um anúncio que diz: conduza um eléctrico! a primeira vez que o ouvi pensei no elevador da Bica. nunca me passou pela cabeça que estavam a falar de um automóvel.  e continuo a pensar nos elétricos de Lisboa. adorava conduzir um! estou a ficar velha alguém me sabe dizer se também há automóveis eléctricos com caixa de mudanças e embraiagem? segundo o Google, há a Toyota Japão do meu coração.

dia 10. a CP informou os clientes para só andarem de comboio de manhãzinha e à noite.. pois os comboios não têm ar condicionado!

acabei de fazer o download do pdf com o número de vagas para as Unidades Curriculares Singulares do meu curso. o ano passado eram sem limite.. este ano só há duas vagas por disciplina. o meu coração ficou pequenino! eu quero uma vaga! é por ordem de entrada da inscrição no sistema

dia 12 AM para memória futura: são 9h55 e estão 32ºC.

dia 12 PM para memória futura: são 18h15 e estão 37ºC.

tanto a minha mãe como eu sobrevivemos com as persianas em baixo e uma ventoinha cada uma. a minha mãe fica quase na penumbra, eu levanto a persiana até meio que a falta de luz deprime-me. estamos a gastar mais electricidade do que o habitual. no entanto, esta tarde, a minha mãe abriu a janela da marquise "porque é preciso arejar a casa" e a cozinha parecia uma sauna (eu fechei a janela). incongruências causadas pelo excesso de calor. só pode! o frigorífico é que não tinha sossego para se manter fresco, com o calor que vinha da marquise.

há pouco liguei aos meus tios que vivem no meio da floresta com vista para a Galiza. perguntei como estão e o meu tio disse: está tudo normal. eu sorri, a minha mãe diz o mesmo. assim não mentem e deixam claro que não querem entrar em pormenores. os meus tios do coração têm ambos oitenta e um anos. são jovens. apesar dos achaques.

lamento mas já não acredito nem do que vem da Rússia nem da Ucrânia. é um pouco como conhecer a estreitura do Largo do Caldas e ouvir há anos um jornalista dizer que se reuniram milhares de pessoas, numas eleições autárquicas quaisquer.

VIAGEM A PORTUGAL com Fernando Alves

são quase dez da noite e ainda estão 36ºC nos meus arredores.

dia 13. no Verão ando pela casa só com roupa interior. ontem à noite, no prédio em frente, um casal também se limitava a uma indumentária semelhante à minha. detesto ter roupa suada, colada ao corpo.

esta manhã o fogo chegou à Quinta do Lago, no Algarve. as rajadas de vento são muito fortes e fazem o fogo atravessar as estradas. que os eucaliptos ardam (desculpem) não me incomoda. não são conterrâneos. MAS que os pinheiros ardam deixa-me tão triste. um dia perguntei em voz alta: se as árvores pudessem fugir o que fariam? resposta imediata de uma amiga: fugiam para a água! eu não disse mais nada. concordei. apanhou-me de surpresa não ter chegado lá sozinha.

dia 15. a casa dos meus tios tem uma montanha por trás. têm vizinhos do outro lado da estrada, na encosta. os meus tios estão mais distantes. ouvi na TSF que havia um incêndio à sua porta e telefonei-lhes. mas nem me ocorreu que eles estivessem em perigo. mas estiveram. o presidente da Junta dizia: temos de esperar e angustiava-se por não poder esclarecer a população assustada. os meus tios estiveram acordados até à cinco da manhã, quando conseguiram apagar o incêndio. segundo a minha mãe, estiveram deitados na cama, vestidos e acordados, com uma mala pronta para abandonarem a casa. deve ser uma experiência terrível. o meu tio é muito calmo, a minha tia é mais ansiosa. tiveram o fogo do outro lado da estrada. telefonei-lhes para saber como estavam? e o meu tio, muito prático, respondeu: não chegou a cinquenta metros da casa. e, por ele, não houve perigo. pedi-lhe que quando viessem a alguma consulta para estas bandas para almoçarmos juntos.

dia 16. segundo a TSF, mais de oito mil pessoas casaram em Kiev desde o início da guerra. mais de quatro mil crianças nasceram na Ucrânia desde o início da guerra. diz a TSF, sem dizer qual é a fonte. custa-me a crer.

dia 18. estreou hoje:
Verão 2022

 

 

 


(dia em que Nelson Mandela nasceu há 104 anos)

dia 20. como aconteceu.. ISTO!

obrigada pelo vosso carinho e congratulações. estou feliz e a vossa doçura faz-me sorrir muito.

tudo começa com o facto de que a minha psiquiatra trabalha que se desunha. voltou de férias na segunda-feira e na terça estava a responder às mensagens dos utentes às onze da noite.

eu estava acordada e li a mensagem que ela me enviou às onze e oito minutos, em que dizia que a técnica de serviço social que integra o grupo multidisciplinar para a saúde mental lhe tinha confirmado que eu podia inscrever-me na totalidade e não apenas numa unidade curricular singular. não dormi essa noite. mas só tratei da candidatura pelas sete da manhã. dormitei três horas sentada à secretária.

preenchi o que faltava no formulário, paguei a inscrição e esperei pelas dez da manhã para ligar para a universidade para certificar-me de que tinha feito tudo o que era necessário e para saber o valor da propina (só atendem entre as dez e o meio-dia e meia e, nesse período, são super profissionais). o prazo das candidaturas termina no dia vinte e nove deste mês, mesmo resvés campo de ourique. é uma expressão. como a: meter o rossio na betesga.

1ª despesa: comprei online uma agenda de bolso com 18 meses (de Julho 2022 a Dezembro de 2023) - 21,50€
2ª despesa: paguei a inscrição na Candidatura para o 2ºAno de Sociologia - 55€

sobram 87,03€ que servirão para a primeira propina (de dez). a propina mensal é de 69,70€

em circunstâncias normais esta página não existiria, mas a minha vida é tudo menos normal e exige que, às vezes, tenha de assumir medidas pouco usuais. tenho uma invalidez que me impede de trabalhar. criei esta página porque preciso do vosso apoio! através da doação de Potes de Mel ou pela subscrição de uma mensalidade.

dia 22. "para que lado fica o amanhã?" é uma peça de teatro escrita pelos reclusos e reclusas da cadeia da Guarda. "um tempo fora do tempo" no teatro Municipal da Guarda esta noite. e já há financiamentos para novos projectos.

dia 24. hoje peso 120,9kg
para a semana já tenho - finalmente - consulta com a nutricionista do Centro de Saúde.

dia 25. dormi sentada na cadeira até às 5h30, hora em que o meu menino gato quer mimo. acordei com ele a ronronar e a dar-me turras e turras e turras. tão bom! tomei a medicação há uma hora e agora já posso comer e deitar-me. o meu pequeno-almoço são mirtilos congelados com iogurte sem açúcares adicionados e dez porcento de gordura. é da marca Equilíbrio do Continente.

acabei por ficar acordada.

dia 30. pedi à minha enfermeira para uma consulta ao domicílio. pedi à minha psiquiatra para fazermos uma consulta telefónica. adiei a consulta da nutricionista. estou com vertigens e tonturas. tenho um ossinho nos ouvidos que volta e meia vai dar uma volta e estraga-me o equilíbrio. dói-me o cérebro, é a melhor forma de o explicar. eu sei que o cérebro não dói. mal consigo mexer o pescoço. segundo a minha psiquiatra, que também tem problemas de ouvidos, diz que é ansiedade. para mim, são sintomas semelhantes aos que tive antes de aceitar a medicação. por isso já comecei a tomar Cerebrum Forte. uma caixa de 30 + 10 comprimidos custou-me 36,73€ na farmácia onde compro a medicação. o tratamento deve ser continuado por três caixas. comprei as outras duas caixas noutra farmacia na net. as duas caixas e os portes de envio custaram-me 41,84€ ambas com 30 + 10 comprimidos. o subsídio de férias tem me aguentado. mas assim esgota-se num piscar d'olhos.

dia 31. boas férias, se for o caso

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

4 comentários

comentar post

mais sobre mim

foto do autor

arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

os nossos contos

Contos de Natal | 2022 Contos de Natal | 2021