Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

© busy as a bee on a rainy day

e se, de repente, o respondemos a um how are you e só nós pescámos a piada (as abelhas não voam quando chove) e vêmos que é um título fantástico para um blogue! pois.. cá estou então!

31
Mai22

captain's log: histórias da vida real | Maio 2022 ❤

Ana de Deus

captain's log: histórias da vida real

@evapils

dia 1. Viva! este é o mês do meu nascimento. e começa hoje com duas capicuas:

o Quiosque da Abelha + busy as a bee on a rainy day

dia 2. hoje voltei à secretaria na sede dos autocarros municipais e trouxe o meu passe gratuito (custou-me quatro euros). é válido até Agosto. saí de casa às oito e meia e voltei às onze. tudo porque são quase quarenta minutos cada viagem. na ida houve grande parte do percurso em que eu era o único passageiro. na volta, não tinha as cadeiras atrás do condutor, acabei por sentar-me demasiadamente perto da saída e senti o meu espaço invadido algumas vezes.

dia 3. esqueci-me que tinha injecção! a minha Enfermeira ligou e perguntou: onde está a donzela? foi a primeira vez que me esqueci, fiquei um pouco incomodada. fui quase a correr até ao Centro de Saúde. abençoada e querida Enfermeira. tenho de tomar esta injecção de três em três semanas, senão ainda enlouqueço.

dia 4. tive consulta telefónica com a minha psiquiatra. tínhamos muitos emails para pôr em dia. ela explicou-me o processo de preparação para a cirurgia Sleeve. envolve a equipa toda. psiquiatra, nutricionista e cirurgião. têm todos de estar de acordo para que a cirurgia se concretize e tem de ser a minha médica de família a inscrever-me. há lista de espera.

dia 6. peso: 117kg  perdi três quilos desde o início do mês. só ao domingo é que como uma sobremesa. há cerca de vinte dias que deixei DE VEZ os refrigerantes e as bebidas gaseíficadas.

dia 9. estreei o meu passe novo. tive de fazer um exame médico no hospital. está tudo bem. tenho uma sticky note no ecrã do computador com tudo o que está agendado, incluíndo a consulta com a minha Enfermeira.

dia 11. decidi fazer almoço de aniversário e convidei os meus tios, os meus primos e a minha sobrinha e o namorado dela. num impulso, em que me senti muito confortável, enviei um email colectivo. logo a seguir, a minha sobrinha confirmou a presença dos dois. ela escreveu: lá estaremos. respondi-lhe: viva! viva!

quando fui ao hospital no dia 9, na volta bati palmas quando vi o meu autocarro ao longe estava a conversar com toda a gente que estava na paragem. ou melhor, fiz toda a gente conversar uns com os outros e comigo. e fiz o motorista procurar no telemóvel pessoal, enquanto estávamos parados nos semáforos, a última hora em que aquele autocarro passa no hospital. a conversar o tempo passa mais depressa.

dia 13. ontem dormi a sesta! há anos que não o fazia. acordei quase às oito da noite. e estava exausta. hoje acordei com todo o corpo dormente. continuo exausta! mas estou à espera de uma entrega. a prenda de natal do meu sobrinho. não dá para voltar para a cama. e tenho um exame no hospital ao entardecer (que é quando fico mais sonolenta ). vou e volto de autocarro, espero que tenham poucos passageiros.

estava na paragem às 16h20, o autocarro apareceu às 17h mas ainda consegui chegar ao hospital dentro da hora. tenho quistos nas maminhas, mas o médico diz que está tudo bem. esperei quase até às 19h para fazer a ecografia. a mamografia ainda foi dentro do horário previsto. cheguei ao meu vilarejo quase às 20h, fui comprar o meu iogurte preferido. cheguei a casa e encontrei a minha mãe lavada em pranto porque não levei o telemóvel. deixei o computador desligado da corrente e quando o liguei tinha quase SETE MIL trackers! e agora dizem que a Matrix é só um jogo!

vantagens do percurso do autocarro ser por áreas habitacionais: na volta para casa vi um homem de boxers, sentado num banco, na varanda, com o queixo apoiado nos braços cruzados sobre o peitoril e um cigarro esquecido na mão direita. a completar o quadro um cão com a cabeça apoiada na perna direita do homem. e os dois ali, de queixo apoiado, à fresca.

dia 16. tive consulta de ginecologia no hospital e a minha médica, despachada e querida, perguntou-me pela segunda vez: quer marcar uma consulta de obesidade? eu disse-lhe: sim! ando a pedi-la há mais de um mês! e ela preencheu a requisição e agora é esperar para receber a convocatória em casa. é onde começam a avaliar se estou apta para a cirurgia bariátrica Sleeve.

16 Maio 2022

 

hoje o meu blog "sem papas na língua" esteve em destaque na página do SAPO. foi uma agradável surpresa.

 

 

 

 

 

 

dia 18. o meu estado de espírito neste momento é: nunca mais é Natal! gostava mesmo de ter a minha família reunida no meu aniversário, mas só a minha sobrinha e o namorado dela confirmaram a presença.

dia 21. as andorinhas fazem rasantes na minha varanda. elas sabem que estou aqui, são supersónicas. entram na varanda, rodopiam e voltam ao ar livre. coisas que li: todas as formigas que existem no planeta podiam extinguir a raça humana em quinze minutos! as aranhas podiam extinguir-nos num ano! onze porcento dos insectos no planeta são moscas.

dia 22. neste momento, a avenida está quase silenciosa. ouvem-se os passarinhos e o silêncio. tenho a janela aberta para arejar o quarto e seria intolerável fazê-lo durante a semana por causa do ruído. o meu menino gato fez uma toca debaixo do edredão na minha cama, parece uma meia lua. a minha mãe acordou eufórica pois adormeceu sem um dos medicamentos habituais e dormiu até às nove da manhã. nos últimos anos ela dorme até meio da tarde. há pouco fui ter com ela para conversar e encontrei-a a dormir no sofá. a euforia vai esmorecer quando ela acordar pois já são duas da tarde. o importante é que ela respeite a necessidade do corpo descansar.

hoje, ao ler a V de Viver lembrei-me do prazer que sempre tive na minha companhia, e como tornava os fins-de-semana momentos de descanso na minha primeira casa que aluguei nas Amoreiras, com um subsídio que havia para jovens até aos 30 anos. e na minha segunda casa na Mouraria, que comecei a comprar no meu 31º aniversário. Lisboa ainda era portuguesa e uterina.

terminei hoje a 2ª temporada de Bridgeston e gostei mais da 1ª. quando apareceu na Netflix não me despertou interesse algum, mas há umas semanas li que a segunda temporada ultrapassou as audiências da primeira e fiquei curiosa. gosto da série. mas o Duque da 1ª temporada atraiu-me bem mais que o Visconde da 2ª.

esgotei a poupança do subsídio de Natal do ano passado. cancelei o cartão de crédito e o crédito que o Banco adicionava à minha reforma, já só tenho dezanove euros na conta e ainda faltam dezoito dias para receber a reforma novamente. e estou serena! como quando nos despedimos de um emprego, para outro que acreditamos ser melhor, e há uma esperança que nos ilumina.

OS MEUS TIOS VÊM AO MEU ANIVERSÁRIO!

dia 24. hoje lembrei-me que tinha consulta com a minha enfermeira. VIVA! e escolhi o vestido mais rodado que tenho, que me dá pelos tornozelos. não estava a contar com a ventania que anda pelas ruas. sempre que mudava de passeio o vento mudava de direcção. senti-me uma Marilyn Monroe.

dia 25. tenho ponderado se este desafio faz sentido, pois deixa o blog limitado quase às Frases do Dia e aos Temas das 52 Semanas. conclui que é uma experiência que vai saber bem quando o ano estiver completo e poder revisitar os meses num só post. apesar de agora limitar um pouco os tópicos e eliminar a espontaneidade e os comentários.

ao contrário da minha psiquiatra que lê e responde, a minha médica de família não lê os emails. quando preciso de lhe pedir alguma coisa, tenho de escrever para o secretariado e aí fazem a triagem, leve o tempo que levar até chegarem ao meu post. a minha médica de família é praticamente inacessível. e tenho urgência em que ela leia o email que lhe enviei há dois dias e que ainda não teve seguimento.

dia 26. hoje iniciei uma coisa que espero mude o meu futuro a médio prazo. e é tudo o que posso dizer.

dia 27. vendi a minha colecção do Harry Potter, edição colecionável. custou-me quase noventa euros há três anos. vendi-a por quarenta euros. precisava de dinheiro para comer. espero que os CTT sejam cuidadosos. a embalagem pesa 4,250kg. chegar ao posto dos correios deixou-me exausta de carregar a embalagem. houve uma mulher e posteriormente um homem que me perguntaram se estava bem, se queria que eles levassem a caixa por mim. gestos bonitos. a minha enfermeira disse-me que tenho de reaprender a respirar. que é um dos efeitos do uso das máscaras.

um quarto de melancia custava menos de dois euros, agora custa quase cinco euros!

dia 29. hoje celebro um século de vida, segundo o calendário maia. cinquenta e dois anos. está uma manhã fresca. sabe super bem a aragem que entra pela frincha da janela e arrefece o quarto. estou muito contente por ir almoçar com os meus tios e a minha sobrinha e o seu namorado. estou tão grata por este gesto de amor. os meus tios tornaram tradição ligarem a cantar os parabéns a cada uma de nós. vêm a caminho, mas mesmo estando comigo daqui a duas horas, ligaram para me cantar os parabéns. os meus tios do coração.

tive um almoço de aniversário magnífico. a minha irmã do meio esteve presente através da filha e estivemos bons minutos ao telefone. tive prendas para desembrulhar! não estava a contar com nada. o restaurante estava a abarrotar e cada vez com menos funcionários. quem ficou diz que os que sairam não querem trabalhar. não sei. o meu tio leu no jornal que despediram muito pessoal. ficamos sempre na mesma mesa, num canto. protegidas do corropio e das conversas alheias. e é sempre o mesmo empregado a servir-nos. chama-me: princesa. hoje estava exausto. até o chefe de sala estava a servir às mesas e a limpar as que vagavam. a caçula disse que liga à noite.

espanto dos espantos! A MINHA PRIMA TELEFONOU-ME! há mais de dez anos que não sucedia tal efeméride. no início eu ligava-lhe no aniversário dela e ela não me atendia. resumindo-me a um sms. o dia de hoje é épico.

já conversei com a caçula. ela leva o gato à rua para ele fazer as necessidades. o gato adoptou-os e entretanto eles mudaram de casa e ele, que sempre foi de rua, pede-lhe para ela ir com ele. está a ter dificuldade em integrar-se no novo quarteirão.

dia 30. hoje peso 121 kg

há três semanas que o meu cocó é preto e, às vezes, o papel higiénico fica com sangue. hoje é castanho de qualquer modo quero fazer a endoscopia e colonoscopia que têm estado no limbo. resta-me que a minha médica de família se digne a dizer-me alguma coisa. o secretariado já me informou que ela recebeu o meu pedido. como pessoa é muito simpática. como médica é muito poupadinha, até parece que recebe comissões por gastar menos dinheiro ao Estado.

dia 31. gostava de terminar o mês com algo divertido. ainda estou sonolenta. acordei às seis, já havia luz do dia. já sei! vou partilhar o que a doce amiga Ana D. publicou ontem no seu blogue: os primeiros cinco dias após o fim-de-semana são sempre os mais difíceis

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

6 comentários

comentar post

mais sobre mim

foto do autor

arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D

os nossos contos

Contos de Natal | 2022 Contos de Natal | 2021