Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

© busy as a bee on a rainy day

e se, de repente, o respondemos a um how are you e só nós pescámos a piada (as abelhas não voam quando chove) e vêmos que é um título fantástico para um blogue! pois.. cá estou então!

28
Fev22

captain's log: histórias da vida real | Fevereiro 2022 ❤

Ana de Deus

captain's log: histórias da vida real

@evapils

dia 1. INTENÇÕES: perder 4 kg

dia 3. as fisioterapeutas dos Socorros Mútuos são heroínas. têm uma hora para tratar quatro utentes ao mesmo tempo e elas fazem tudo. liga aqui. estica ali, massaja acolá. ir buscar as máquinas que estão algures noutro lado da sala. fazer rir. sorrir. agradecer. e ao final da hora vêm mais quatro utentes e antes há que desinfectar os gabinetes. e é sempre assim, de 2ª a 6ª. esta semana disse-lhe que tinha dormido uma noite sem dores e a minha fisioterapeuta retorquiu: é para isso que aqui estou. obrigada pelo elogio. é tão raro ter esse retorno.

dia 6. ontem à noite deitei-me com um arranhar no olho esquerdo, apesar de não estar inflamado sentia dor. dormi sem dores. acordei quase cega do olho esquerdo! só vejo manchas! e as dores são como se tivesse areia no olho. e mal consigo levantar a pálpebra. já liguei para o consultório do meu oftalmologista mas não têm atendedor de chamadas activo. amanhã ligo novamente. pensei que podia ser covid. o teste deu negativo. a minha mãe quando acordou, pensou o mesmo. tenho olfacto e paladar. estou convicta que é alguma alergia pois estou com o pingo que caracteriza a minha rinite alérgica. estou a escrever e a fazer pausas. este telegrama levou 50 minutos a ser escrito. 

dia 7. CONSEGUI MARCAR CONSULTA NO OFTALMOLOGISTA, PARA AMANHÃ À TARDE!!

dia 8. o que eu tenho é uma conjuntivite alérgica. há vários tipos de conjuntivites a minha está associada à minha rinite alérgica. é a primeira e espero que seja a última vez que tal me acontece nos olhos. as pipetas que a minha mãe tem em casa são um antialérgico. por isso tenho melhorado de dia para dia. e foi o que o médico me prescreveu e aconselhou-me a ter sempre em casa. e também me prescreveu a actualização das lentes dos óculos. começa bem o meu mês! 

dia 10. era suposto estar no Centro de Saúde para a minha injecção ao meio-dia. mas as dores que tenho nos pés são muito fortes. acredito que tenho dedos partidos. em dois anos o meu esqueleto perdeu 400gr tentei falar com a minha enfermeira e com a enfermeira substituta da enfermeira substituta. a primeira o telefone desliga. a segunda vai para o voice mail. em desespero liguei para a minha psicóloga (que é um anjo na terra) e ela ligou-me há pouco para eu não sair de perto do telefone. 12h14: a enfermeira substituta da minha enfermeira (que está há dois meses com uma pneumonia, não me agrada nada) vem agora dar-me o injectável. a boa-vontade é filha da magia.

daqui a menos de uma hora, a minha psicóloga vem cá a casa para dois dedos de prosa. é uma relação prazerosa e rimos muito. a avó dela cuidou de mim e das minhas irmãs durante a nossa adolescência. fazia-nos o almoço todos os dias. tinha uma mini horta e criava galinhas e coelhos. lindos, lindos, lindos. temos muita vida que se cruzou e ainda não nos tinhamos encontrado. ela estuda-me como boa profissional que é, mas também é amiga e generosa.

dia 12. bom dia, meus amores! hoje o blogue celebra:

1111 posts!

este mês tenho oscilado entre os 112 e os 114 quilos e estou triste. sei que é preciso muita paciência e muito exercício físico. este fim-de-semana não vou escrever sobre a minha alimentação. preciso de uma folga. vou aproveitar para vos visitar que, com a inflamação nos olhos, tenho tido menos disponibilidade. ainda estou em tratamento, mas vai em bom caminho.

dia 13. o despertador acordou-me às sete da manhã, que é a hora dos meus medicamentos e decidi, num rasgo de audácia, voltar para a cama e preguiçar. acabei por dormir até às dez e que bem que soube! já não me lembro do último dia que o fiz! com as cordas vocais ainda um pouco adormecidas, deixei um bom dia à família através do telemóvel. vesti a roupa de andar por casa e estava a preparar o pequeno-almoço quando chegaram as encomendas que fiz ontem online. perfect timing. hoje chove  e deixa-me sonolenta. os meus olhos de vez em quando ainda doem. devo reduzir o tempo de ecrã. mas também não posso ler. só deitar-me de olhos fechados! adormeço, na certa, e fico com as horas de sono todas trocadas . agora vou comer um saco de 200gr de alface iceberg. YES! é tão bom!

chuva de pouca dura. o céu está azul e o sol desce no horizonte. que lição tão grande este dia nos dá. há muito tempo que não ficava feliz por estar a chover. e ninguém se lamenta. a chuva é bem-vinda por todos, para variar.

dia 14. andei à chuva. estava fraquinha enquanto percorri o passeio abrigada pelas varandas e os toldos das lojas. chegada à casa paroquial fiquei totalmente desabrigada e choveu torrencialmente  o que eu me ri, enquanto ensopava. a minha fisioterapeuta tocou-me e disse: vá já despir esse casaco, está encharcado. agora está um sol glorioso a aquecer-me o quarto. já não chovia quando sai da terapia. a minha fisioterapeuta dizia aos colegas: primeiro choveu para sujar [os carros], agora tem de chover com mais força para lavar. vou ter saudades dela. termino o tratamento na 5ªfeira. hoje acordei no casulo e, sempre que isso acontece, vou como estiver. assim uma parte da casa vai comigo e eu não sinto que tenho de sair. senão, para mudar de roupa, por exemplo, levo horas a mentalizar-me que tenho de sair. para a fisioterapia tenho hora marcada. quando lá estava com os elétrodos e a argila quente na região lombar, depois dos exercícios, quase a adormecer pois tive de tomar os SOS e tudo junto relaxa imenso, senti-me grata por ter ido.

continuo a pôr as gotas antialérgicas nos olhos. na verdade, é a minha mãe quem as põe. eu tento fechar os olhos. rimo-nos tanto as duas. não tenho mais dores mas de vez em quando ainda arranha. o que significa que a conjuntivite alérgica não passou. já vamos no oitavo dia.

contra todas as previsões que diziam que hoje teríamos 100% de chuva, está sol e o céu azul. a minha fisioterapeuta vai ter de se contentar com o carro sujo da poeira que anda no ar.

dúvida existencial: o que é que nos agarra a esta vida? observar as pessoas na sala de espera da fisioterapia coloca-me esta questão. totalmente dependentes. cheias de dor. gostava de saber qual é a vossa perspectiva.

 

no hearts frog copy.gif no hearts frog copy.gif no hearts frog copy.gif

dia 15. tenho duas mãos de amigos na sapolândia que decidiram visitar-me e actualizarem-se todos ao mesmo tempo. E SOUBE TÃO BEM! dormi quatro horas e acordei convicta que o despertador tinha tocado e que eu tinha voltado para a cama. vi as horas e faltavam nove minutos para as sete. relaxei. tomei a medicação. fiz a hora de jejum necessária e finalmente, pude comer a minha taça de flocos. e depois vocês comentaram e comentaram e eu fiquei tão alegre! até temos um post nos Blogs Quentes, graças a termos celebrado a felicidade juntos. que bênção a forma como a alegria nos uniu com tantos laços coloridos (como aqueles que se compram no Verão e se usam até se desfazerem).

dia 17. se chegaste até aqui por causa do título "como suicidar-me sem dor", também eu já procurei esta solução. e é raro encontrar quem já tenha vivido o suficiente para nos dar uma resposta útil. eu tive o privilégio de ter um psiquiatra que me deu a resposta: a Ana não quer morrer, só não quer a realidade que está a viver. acredita que ajuda muito sabê-lo. hoje liguei para a minha actual psicóloga, estava a sentir o impulso por ter tido a notícia da morte de um amigo de infância. há alguns anos que ele tinha uma depressão profunda e andava com más companhias a experimentar o que não devia. foi a mulher que o encontrou. fica no ar se terá sido suicídio. mexeu comigo pois considero essa hipótese de vez em quando. então liguei à minha psicóloga que não foi nenhum anjo na terra. e assim aprendi os seus limites. 

liga para a linha SNS 24 - 808 24 24 24 - gratuito 24h/7
lembra-te: tu não queres morrer, só não queres a realidade que estás a viver.

dia 24. hoje foi um dia abençoado. esclareci as coisas com a minha psicóloga e sinto-me feliz. nos últimos dias choro todas as manhãs, sem saber porquê. a minha psicóloga é deveras um anjo na terra. lembrou-me que a minha actual referência para interagir com as pessoas e o mundo é a minha mãe. e que, quando tive a minha vida independente, aprendi muitas referências e vi novas normalidades. e era feliz com essa riqueza. permitia-me ter mais empatia e bom senso. 

às dez da manhã entregaram-me as sapatilhas de atletismo que espero me ajudem a caminhar sem dores nos dedos. estou convicta que tenho pelo menos um dedo do pé esquerdo partido. ao meio-dia ligou-me a minha psiquiatra, antecipando a nossa consulta telefónica pois hoje tinha injecção e estava totalmente esquecida. mudámos para a semana que vem, em princípio com a minha enfermeira já saudável após uma pneumonia. e voltámos à injecção de três em três semanas. por isso é que me tinha esquecido, porque o meu relógio biológico já entrou no esquema das três semanas.

finalmente, a minha psicóloga veio cá a casa e estivemos quase duas horas animadas, com assuntos leves, outros sérios e com os esclarecimentos devidos. tem sido um dia abençoado. sinto-me tão grata. há vivências que vou guardar para mim, mas acreditem puras bênçãos.

PrayForUkraine-24Fev2022.png

entretanto, também hoje, a Rússia declarou guerra à Ucrânia por esta querer integrar a NATO. e o que está a acontecer é inominável. ao entardecer em Portugal cessaram os bombardeamentos (que tinham começado às três da manhã locais). Putin disse que tinham cumprido todos os objectivos para aquele dia, que era destruir as sete bases militares Ucrânianas.

dia 25. às duas da manhã de Kiev recomeçaram os bombardeamentos e, neste momento, o exército ucrâniano não cede. a reacção da Europa e dos Estados Unidos é anedótica. parecem cãezinhos de colo a ladrar à distância e recuando se alguém se aproxima. o nosso governo já começou a receber refugiados e a contactar empresas para lhes dar trabalho. disso eu gosto.

dia 26. a comunidade internacional parece ter despertado para a realidade. tenho estado a ouvir a TSF. em apenas quatro horas passaram a fronteira polaca quinze mil refugiados. "estar seguro não chega para estar feliz."

dia 27. bom dia, abelhinhas mágicas! hoje o blogue celebra o vosso carinho com:

2222 reações!

dia 28. ironias da vida: há dois meses pesava 113,1kg.. há dois dias pesava 116,1kg dois dias consecutivos. e hoje..

hoje peso:

Fevereiro 2022

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

6 comentários

comentar post

mais sobre mim

foto do autor

arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D

os nossos contos

Contos de Natal | 2022 Contos de Natal | 2021